top of page

Estrutura 

Pé ou Base

Peça fixa à base, na qual estão aplicadas todas as outras partes constituintes do microscópio.

Coluna ou Braço

Fixo à base, serve de suporte aos outros elementos.

Mesa ou Platina

Onde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.

Canhão

Cilindro que suporta os sistemas de lentes, localizando-se na extremidade superior a ocular e na inferior o revólver com objectivas.

Revólver

Disco adaptado à zona inferior do canhão, que suporta (duas a quatro) objectivas de diferentes ampliações: por rotação é possível trocar rápida e comodamente de objectiva.

Condensador

Conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.

Diafragma

É constituído por palhetas que podem ser aproximadas ou afastadas do centro através de uma alavanca ou parafuso, permitindo regular a intensidade da luz que incide no campo de visão do microscópio.

Lentes Objectivas

Permitem ampliar a imagem do objecto 10x, 40x, 50x, 90x ou 100x. Existem:

As objectivas de 10x, 40x e 50x são designadas objectivas secas pois entre a preparação e a objectiva existe somente ar.As objectivas de imersão, uma vez que, para as utilizar, é necessário colocar uma gota de óleo de imersão entre elas, e por ter um índice de refracção semelhante ao do vidro, evita o desvio do feixe luminoso para fora da objectiva.

Oculares

Sistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva, formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dos olhos do observador. As oculares mais utilizadas são as de ampliação 10x, mas nos microscópios binoculares também existem oculares de 12,5x, 8x e 6x.

Please reload

bottom of page